23 de julho de 2011

SÃO JOÃO 2011

O nosso São João foi muito divertido. As crianças compareceram devidamente caracterizadas e a farra foi grande! Teve muitas brincadeiras, apresentações com as colegas Natália e Amandinha encenando as músicas de Sandy e Jr.,sem falar na professora Lindi caracterizada de Zé... muito engraçado!!! As crianças foram ao delírio!!!!!
Mais uma vez a nossa equipe está de parabéns, apesar dos poucos recursos nosso arraiá foi um sucesso de crítica e de público!!!!














































22 de julho de 2011

Congresso Internacional de Educação

Nós participamos do 1º Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia, que aconteceu entre os dias 08 a 11 de junho em Porto Seguro. Foi muito bom mesmo, valeu o investimento. Postamos aqui os melhores momentos do congresso começando por celso Antunes.
Posso dizer que esse foi o ponto alto do congresso: a oficina - COMO O CÉREBRO HUMANO APRENDE E COMO GUARDA SABERES, com Celso Antunes. Foi muito concorrido, e teve até confusão do lado de fora. Bem, para nós não houve problemas né? Chegamos cedinho e garantimos o nosso lugar!
Mais uma vez um show desse educador brilhante!Listo abaixo alguns tópicos de sua palestra;
** Um grande professor é garimpeiro dos saberes antigos dos alunos;
** Todo saber novo só vira aprendizagem quando há conexão com saberes antigos;
**Uma grande aula deve provocar as associações. Ao associar um assunto dado a conhecimentos já adquiridos a aprendizagem se torna significativa e o aluno não esquece.

Peço licença para comentar. Há quem critique por exemplo as associações que muuitos professores fazem ao ensinar as cores como amarelo da cor do sol, vermelho da maçã, etc. Sinceramente, depois desta palestra me senti aliviada, pois é assim que faço!!! E sempre percebi que os alunos curtem tais associações e com o passar do tempo começam a associar as cores com outros objetos do cotidiano! Continuando...

**Utilizar verbos de ação como: analisar, comparar, interpretar, classificar, sintetisar, etc.
**Tópicos que devem existir em todas as aulas, da Educação Infantil ao Ensino Médio:
#SIGNIFICAÇÃO
#ORGANIZAÇÃO
#ASSOCIAÇÃO
#REPETIÇÃO
# EMOÇÃO (que é a chave da memória)

SER UM BOM PROFESSOR É SABER TRABALHAR ESTES ELEMENTOS!



Aqui, Leonardo Boff com a palestra: ÉTICA E TEMPO DE TRANSCEDÊNCIA. Muito bom!! Tratou a questão do compromisso do educador com o planeta terra, e como somos importantes para o planeta neste momento de crise.




Gente, PHILIPPE PERRENOUD. F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O. Simplesmente fantástico.O tema de sua paletra foi APRENDER A NEGOCIAR AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO. Com todo respeito, todas as pessoas que estão no poder deveriam ter participado desta palestra, digo da Presidenta às coordenadoras, dos secretários aos assessores.
Ele afirma que se as mudanças na educação não forem amplamente negociadas, tem pouca possibilidade de êxito, uma vez que a única mudança que traz resultados na educação é a da prática do professor, se os professores nao acreditam nas mudanças, se não aderem verdadeiramente, nada dará certo! Seja qual for a reforma, só terá êxito se houver adesão do professor.
destacou também a importância da reflexão na prática do professor, antes de inovar devemos refletir, uma vez que dar continuidade a uma inovação é dificl, por isso a importãncia da reflexão, para que não deixemos o trabalho pela metade.
"IMPOR UMA MUDANÇA QUE AS PESSOAS NÃO ACREDITAM É UMA VITÓRIA IMEDIATA, QUE SE TRANSFORMARÁ EM UMA DERROTA NO FUTURO!" (PHILIPPE PERRENOUD)




Gente! Celso Antunes nos deixou sem palavras como sempre!!!! Na sua palestra: PELO (RE)ENCANTAMENTO DA ESCOLA: ADMIRAÇÃO, CONFIANÇA E PRAZER NA APRENDIZAGEM, encantou a todos com suas histórias e seu jeito simples de falar da educação e como podemos enfrentar essa batalha com amor e dedicação, sem sofrimento!









Teve também Professor Sassá, nossa Creche sempre adquire suas revistas que trazem sugestões muito criativas!!

"Mestre em desenvolver atividades pedagógicas de forma bem divertida, faz ”arte”, utilizando os mais diversos materiais do cotidiano como matéria-prima.

Contribui para várias publicações do segmento, assim como participa de vários programas de televisão.

Dirige o projeto educativo Professor Sassá” há 4 anos, desenvolvendo atividades lúdicas para desenvolver o saber através do fazer." ( tirado de:professorsassa.com.br)





Participamos da oficina de Robótica Pedagógica, com o professor Dr. Danilo Rodrigues. De mulher só nós quatro mesmo!!!!! oficina dominada pelos homens, mas acreditem: entendemos tudinho!!!! kkkkkkk Muito divertido mesmo ótimas dicas!





Tudo bem somos CDF mas... Uma voltinha para relaxar na terra do descobrimento!!!!