15 de agosto de 2012

Projeto de Leitura

Photobucket




Projeto de leitura
ESCOLA E FAMÍLIA FRUTO DE HISTÓRIAS.

JUSTIFICATIVA
            Como parte da nossa proposta pedagógica de promover e ampliar a familiaridade das crianças com a leitura percebemos a importância de elaborar um projeto de leitura a fim de desenvolver o afetivo e o cognitivo, além da imaginação e da capacidade de e expressar.
            Entendemos que os educadores são agentes importantes na promoção da prática da leitura e que a escola é um espaço significativo no encontro entre as crianças e os livros. Vislumbramos também estreitar a relação da família  com a leitura influenciando positivamente a visão da criança sobre o universo das letras. Acreditamos que os estímulos dados pelos pais ao contar historias aos filhos ajudam a semear o gosto pela leitura.
             Sendo assim, propomos a execução do projeto, visando atender algumas destas necessidades enriquecendo suas vivencias levando-os ao mundo fantástico da imaginação através da leitura.

OBJETIVOS
·         Proporcionar situações de leitura compartilhada;
·         Criar o hábito de ouvir e sentir prazer no ato da leitura;
·         Ampliar seus repertórios;
·         Desenvolver a facilidade de se expressar em público;
·         Despertar o amor e o cuidado com os livros;
·         Desenvolver a criatividade e imaginação;
·         Diferenciar linguagem oral e escrita;
·         Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura no seio da família.

AÇÕES PREVISTAS
·         Ciranda de livros: cada criança receberá uma sacola para que possam levar para casa toda semana um livro. Os livros serão enviados na segunda-feira e deverá retornar na quinta-feira quando os alunos socializarão as histórias na roda de conversa.
·         Contagem de histórias: as histórias serão apresentadas de diversas formas, desde o manuseio do livro passando por outras técnicas como dedoches, fantoches, em forma de desenho e dramatização.
·         Oficinas: serão desenvolvidas oficinas de restauração de livros e confecção de fantoches e cenários para as dramatizações.
·         Escola e família sonhando juntos: familiares dos alunos serão convidados para que realizem uma contação de história na escola.
·         Confecção da árvore dos sonhos: uma grande árvore será confeccionada e posta na entrada da escola onde cada turma irá adicionar livros trabalhados durante o projeto.
·         Confecção da caixa da magia: uma caixa será preparada para ferecer livros e fantasias para aguçar a imaginação das crianças.