Como não podia deixar de ser trabalhamos a páscoa com o foco em Jesus. Trabalhamos durante a semana com histórias da bíblia enfatizando a importância de ajudar o próximo. Soraia registrou a história da Santa Ceia que trabalhou com seus pequenos. foi muito legal!
Bom, mesmo sem ser o personagem principal da nossa páscoa, ele não poderia faltar né? O coelhinho da páscoa!
24 de abril de 2011
DIA DO ÍNDIO
Várias atividades foram realizadas na creche para lembrar o dia do índio, uma delas foi trabalhar a tão conhecida música dos indiozinhos, mas desta vez fizemos diferente, primeiro CONTAMOS a música, montando as cenas, as crianças participaram animados da contação, depois claro, cantamos a música e imaginamos um bote onde todos poderiam remar pelo rio a baixo fugindo do jacaré.
Depois fizemos uma colagem de indiozinhos num bote feito de papel madeira e pintamos o rio com cola colorida azul e pincel.
Outra atividade que eles amaram foi ver os vídeos que baixamos da net mostrando a vida real de muitas tribos, a parte que mais gostaram foi a dos curumins pulando no rio!!!! Depois passamos alguns desenhos e clips de músicas de Mara Maravilha, Eliana e Xuxa!
OBS: A tv da creche queimou mas não nos apertamos, usamos o notebook da creche, Soraia levou suas caixinhas de som para ouvir melhor e pronto, a creche toda pode curtir o vídeo!
E para finalizar os trabalhos fizemos uma festa com comidas típicas. Muita fruta, aimpim, cana, banana da terra, tapioca, bolo de fubá e sucos. Cantamos, dançamos e nos divertimos muito!
Depois fizemos uma colagem de indiozinhos num bote feito de papel madeira e pintamos o rio com cola colorida azul e pincel.
Outra atividade que eles amaram foi ver os vídeos que baixamos da net mostrando a vida real de muitas tribos, a parte que mais gostaram foi a dos curumins pulando no rio!!!! Depois passamos alguns desenhos e clips de músicas de Mara Maravilha, Eliana e Xuxa!
OBS: A tv da creche queimou mas não nos apertamos, usamos o notebook da creche, Soraia levou suas caixinhas de som para ouvir melhor e pronto, a creche toda pode curtir o vídeo!
E para finalizar os trabalhos fizemos uma festa com comidas típicas. Muita fruta, aimpim, cana, banana da terra, tapioca, bolo de fubá e sucos. Cantamos, dançamos e nos divertimos muito!
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Dia do índio,
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Peojeto: Meu nome eu já sei!
CRECHE PEQUENO LAR
PROJETO: MEU NOME EU JÁ SEI
PROFESSORA: LAURA ANDRADE TURMA 3B
JUSTIFICATIVA
Sem o nome o sujeito não se faz reconhecer nem é reconhecido e sua inserção na sociedade se faz por este signo. A criança, muitas vezes antes de nascer já é citada através de um nome que futuramente passará a ser sua identidade. Segundo Maria de Fátima Russo (2010), “o nome é referência muito importante para a criança porque, além de pertence-lhe e representá-la num contexto histórico-social-afetivo, tem valor de verdade”
Ao iniciar a escolaridade o nome próprio adquire ainda mais importância, uma vez que, ao entrar na escola, a criança encontrará seu nome em muitos lugares. E o contato, não só com o seu nome mas com vários outros, propicia o início a uma tendência de marcar sua próprias produções como meio de diferenciá-las das dos demais. Para Teberosky (1993) “essa habilidade começa por volta dos três anos e em muitos casos antes”, e tem como função primordial a identificação da produção, a de colocar a marca da “propriedade”.
Diante de tais considerações, julgo necessário um trabalho específico para auxiliar criança a apropriar-se do nome próprio, não apenas oralmente mas graficamente, de forma que se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar o início da aprendizagem da escrita de forma significativa e divertida.
OBJETIVOS
• Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário;
• Diferenciar letras/desenho;
• Perceber a função social do nome.
DESENVOLVIMENTO
Atividades com a primeira letra: a primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.
1- História do nome
• Pedir para que os pais escrevam a história do nome e debater na rodinha;
2- Ficha com foto e letra inicial
• Relacionar a foto e a letra inicial;
• Fazer chamada com a foto;
• Fazer chamada com a letra inicial;
• Pedir para que o aluno entregue a letra do colega;
• Jogo da memória.
3- Trabalhar a letra inicial com diversos materiais;
• Pincel;
• A dedo com cola colorida;
• Preencher com pedaços de EVA;
• Técnica do desenho calcado;
• Colagem com areia;
• Colagem de letras de revista.
4- Crachá com a primeira letra do nome;
• Enfeitar a letra com materiais diversos;
• Dispor na mesa e pedir para que cada aluno pegue a sua letra antes de ir para casa;
5- Fantoche da letra;
• Colar a letra em EVA, enfeitar o cartão com papel colorido e colar num palito de churrasco.
6- Dança da cadeira
• Colar a letra inicial nas cadeiras
7- Corrida dos balões;
• O aluno deverá identificar a sua letra no balão, correr para o ponto indicado e sentar até estourar.
Atividades com o 1º nome completo
1- Nome escondido;
• Colocar o nome dentro de uma ficha e mostrar letra por letra do nome do aluno;
2- Pseudo leitura do nome;
3- Chamada com as fichas do nome;
4- Pintura a dedo dos nomes vazados;
5- Dança da cadeira com o nome completo;
OBS: Fiz a dança ao contrário, com uma cadeira apenas e cada um tinha que ler o nome para poder sentar, pois a primeira vez, ao tirar as cadeiras muitos não gostaram e começaram a chorar, então adaptei! Ficou muito bom!
6- Nomear o lugar das mochilas com os nomes (trocando de lugar algumas vezes na semana).
7- montar o nome com letras recortadas
Atividade com o nome completo (nome e sobrenome)
1- O nome completo do aluno será trabalhado apenas na oralidade, de forma que reconheçam e reproduzam seu nome completo e diferenciem o prenome do sobrenome.
CULMINÂNCIA
Encadernar as produções relativas ao nome e “autografar” para ser entregue aos pais.
BIBLIOGRAFIA
Russo, Maria de Fátima. O sentido do nome próprio na aprendizagem da leitura e da escrita. São Paulo: Olho d’Água, 2009.
Teberosky, Ana. Psicopedagogia da língua escrita. Tradução Beatriz Cardoso; prefácio Cláudia Lemos. 5ª Ed. Campinas, SP: Editora da universidade estadual de Campinas; Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/principio-nome-422885.shtml Acesso em: 20 de março de 2011.
PROJETO: MEU NOME EU JÁ SEI
PROFESSORA: LAURA ANDRADE TURMA 3B
JUSTIFICATIVA
Sem o nome o sujeito não se faz reconhecer nem é reconhecido e sua inserção na sociedade se faz por este signo. A criança, muitas vezes antes de nascer já é citada através de um nome que futuramente passará a ser sua identidade. Segundo Maria de Fátima Russo (2010), “o nome é referência muito importante para a criança porque, além de pertence-lhe e representá-la num contexto histórico-social-afetivo, tem valor de verdade”
Ao iniciar a escolaridade o nome próprio adquire ainda mais importância, uma vez que, ao entrar na escola, a criança encontrará seu nome em muitos lugares. E o contato, não só com o seu nome mas com vários outros, propicia o início a uma tendência de marcar sua próprias produções como meio de diferenciá-las das dos demais. Para Teberosky (1993) “essa habilidade começa por volta dos três anos e em muitos casos antes”, e tem como função primordial a identificação da produção, a de colocar a marca da “propriedade”.
Diante de tais considerações, julgo necessário um trabalho específico para auxiliar criança a apropriar-se do nome próprio, não apenas oralmente mas graficamente, de forma que se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar o início da aprendizagem da escrita de forma significativa e divertida.
OBJETIVOS
• Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário;
• Diferenciar letras/desenho;
• Perceber a função social do nome.
DESENVOLVIMENTO
Atividades com a primeira letra: a primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.
1- História do nome
• Pedir para que os pais escrevam a história do nome e debater na rodinha;
2- Ficha com foto e letra inicial
• Relacionar a foto e a letra inicial;
• Fazer chamada com a foto;
• Fazer chamada com a letra inicial;
• Pedir para que o aluno entregue a letra do colega;
• Jogo da memória.
3- Trabalhar a letra inicial com diversos materiais;
• Pincel;
• A dedo com cola colorida;
• Preencher com pedaços de EVA;
• Técnica do desenho calcado;
• Colagem com areia;
• Colagem de letras de revista.
4- Crachá com a primeira letra do nome;
• Enfeitar a letra com materiais diversos;
• Dispor na mesa e pedir para que cada aluno pegue a sua letra antes de ir para casa;
5- Fantoche da letra;
• Colar a letra em EVA, enfeitar o cartão com papel colorido e colar num palito de churrasco.
6- Dança da cadeira
• Colar a letra inicial nas cadeiras
7- Corrida dos balões;
• O aluno deverá identificar a sua letra no balão, correr para o ponto indicado e sentar até estourar.
Atividades com o 1º nome completo
1- Nome escondido;
• Colocar o nome dentro de uma ficha e mostrar letra por letra do nome do aluno;
2- Pseudo leitura do nome;
3- Chamada com as fichas do nome;
4- Pintura a dedo dos nomes vazados;
5- Dança da cadeira com o nome completo;
OBS: Fiz a dança ao contrário, com uma cadeira apenas e cada um tinha que ler o nome para poder sentar, pois a primeira vez, ao tirar as cadeiras muitos não gostaram e começaram a chorar, então adaptei! Ficou muito bom!
6- Nomear o lugar das mochilas com os nomes (trocando de lugar algumas vezes na semana).
7- montar o nome com letras recortadas
Atividade com o nome completo (nome e sobrenome)
1- O nome completo do aluno será trabalhado apenas na oralidade, de forma que reconheçam e reproduzam seu nome completo e diferenciem o prenome do sobrenome.
CULMINÂNCIA
Encadernar as produções relativas ao nome e “autografar” para ser entregue aos pais.
BIBLIOGRAFIA
Russo, Maria de Fátima. O sentido do nome próprio na aprendizagem da leitura e da escrita. São Paulo: Olho d’Água, 2009.
Teberosky, Ana. Psicopedagogia da língua escrita. Tradução Beatriz Cardoso; prefácio Cláudia Lemos. 5ª Ed. Campinas, SP: Editora da universidade estadual de Campinas; Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/principio-nome-422885.shtml Acesso em: 20 de março de 2011.
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