30 de setembro de 2011

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

A turma de Tia Jack trabalhou a poluição das águas e fez uma observação legal de como a poluição pode contaminar o lençol freático. Surge a questão: vamos trabalhar com os nomes científico das coisas? Discutimos em grupo e chegamos à seguinte conclusão: SIM!!!! Óbvio que a linguagem tem que ser clara e o tema trabalhado de uma forma leve e divertida, trazendo para a realidade dos alunos facilitando a aprendizagem, mas os termos científicos existem e podemos apresentá-los sem compromisso.




Bom, o que eu sei é que LENÇOL FREÁTICO deu pano para a manga!!! Na observação da filtragem da água ele apareceu e não foi esquecido. Na construção da maquete do Rio Cachoeira, foi feito um experimento que utilizou o vinagre com bicarbonato de sódio para simular a espuma que aparece em determinados trechos do rio. Aproveito aqui para pedir desculpas, pois as imagens deste momento foram perdidas (risos), uma pequena falha técnica da responsável pela edição dos vídeos (mais risos)!!! Mas não custa nada esperar o dia da feira de ciências, pois a experiência estará lá, esperando pelos visitantes!


29 de setembro de 2011

A professora Soraia fez a experiência "Explosão das cores" que tem por finalidade explicar como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente. Ótimo! E daí?




Parece impossível tratar de certos temas com uma turma de creche, mas não é não!



Pesquisamos e descobrimos como contextualizar essa experiência e fizemos um link com o tema da nossa feira de ciências que irá tratar das questões do meio ambiente. É a tensão superficial que ajuda pequenos animais a flutuar nas águas, daí a idéia de trabalhar a conservação das águas, em especial o nosso Rio Cachoeira. Mostramos aos alunos que jogar lixo no rio é uma péssima idéia e que os detergentes prejudicam não só o rio mas os pássaros também, uma vez que o excesso deste retira a película de gordura que envolve as suas penas, essa "gordurinha" os ajudam no momento do nado.



Tia Soraia foi ao Rio Cachoeira gravar imagens para levar aos pequenos. Foi uma festa, eles nem acreditavam que era ela que estava ali, "dentro da televisão!!










Após o vídeo, foi realizado um pequeno debate e saíram para ver de perto a sujeira do rio, confeccionaram uma maquete e por fim, fizeram o experimento. As melhores partes do trabalho podem ser vistos neste filme.



Encontramos a experiência no site da UFRJ:CIÊNCIA PARA CRIANÇAS.

28 de setembro de 2011

O vulcão

Hoje foi o dia da experiência da turma de tia Laura. Primeiro os pequenos viram imagens de vulcões baixadas do youtube, as reações foram diversas, teve quem achasse lindo, quem tivesse medo e a curiosidade estava estampada nos olhos de cada um. Na hora do debate foi uma loucura, cada um dizia uma coisa e a imaginação fluiu, pediram até para chamar os bombeiros

Após o vídeo e o debate foi hora de por a mão na massa! Com a argila moldamos um vulcão. Uma bagunça organizada que resultou numa verdadeira obra de arte!!!! Pronto. E agora para fazer a lava sair de verdade? Eles queriam fogo de verdade, mas taravés da experiência do bicarbonato com vinagre tudo ficou mais seguro! Definitivamente, foi um dos dias mais divertidos do ano!














Utilizamos vinagre e bicarbonato. A mistura do ácido do vinagre e do alcalino do bicarbonato de sódio produz bolhas de gás. As milhares de bolhinhas que se formam são muito leves e, por issso, a mistura faz efervescência. A erupção das bolhas é semelhante à lava que irrompe de um vulcão, por isso as crianças gostaram bastante. Encontramos essa experiência no site EXPLICATORIUM, que é ótimo e traz muitas dicas legais! Essa receita foi diferente pois leva o detergente, que ajuda a fazer mais bolhas e deixar o processo um pouco mais lento.

27 de setembro de 2011

A experiência da turma 3c, da professora Gerusa foi um sucesso. As crianças se divertiram muito fazendo o bolo e foi uma farra só. Ficaram muito impressionadas com o forno microondas, algumas já conheciam e outros não, houve até quem não acreditasse que o bolo ficaria bom! Ficamos impressionadas com a participação dos alunos, como eles se interessaram, deram opiniões e se divertiram principalmente no momento da experiência, quando a luva se levanta!
Fizemos um filme mostrando os melhores momentos da experiência...



Achamos a experiência no site SEARA DA CIÊNCIA, fizemos uma adaptação, pois no site eles fazem com comprimido efervescente e nós fizemos com fermento de bolo para contextualizar, trazer para uma realidade mais próxima dos nossos alunos, no caso o bolo da mamãe!

Ficou com vontade??? Aí vai a receita do bolo de caneca:

Ingredientes:

1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar.
Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.

26 de setembro de 2011

CONCURSO PÁTRIA AMADA

O “Programa Pátria Amada” é mais uma ação sócio-educativa desenvolvida na rede municipal de ensino da cidade de Itabuna. O programa tem feito brotar diversos projetos de atividades integradas e interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar em torno do eixo temático “Cidadania”.

Sentir-se parte da escola, da cidade, do país eleva a auto-estima dos cidadãos, na medida em que ele é capaz de desenvolver sua consciência critica sobre a realidade em que está inserido, propondo ações desencadeadoras de mudanças, e reconhecendo potencialidades.

O “Programa Pátria Amada”, sem a pretensão de camuflar ou negar a situação do país, visa despertar o senso de patriotismo na comunidade escolar, definindo-se como um instrumento viabilizador no fomento das análises e reflexões sobre a nossa proposta de construir novos tempos...Tempos de vivência cidadã.

Tornou-se senso comum em nossa sociedade aliar a imagem do país à corrupção e a uma série de outros aspectos negativos a que somos expostos. Embora não seja nossa pretensão negar que a sociedade brasileira necessita rever conceitos, valores e atitudes; busca-se romper com a tendência simplista de reduzir a imagem do Brasil a um conjunto de mazelas. Entendendo que esta maneira de pensar e agir limita a ação dos sujeitos, ao favorecer a inércia.

Dessa forma, ao oferecermos à comunidade escolar a oportunidade de identificar os aspectos positivos do país em que se vive, estaremos possibilitando a formação do sentimento de patriotismo, pautada em situações reais, não limitado e sem distorções, para superar as dificuldades que enfrentamos com atitudes construtivas na busca de uma sociedade participativa e defensora de nossa pátria.

PÁTRIA AMADA - REGULAMENTO

Photobucket


Photobucket


MINHA AULA É UM SHOW

Público-alvo:
Professores Regentes e Coordenadores Pedagógicos da rede municipal de ensino.
O professor deverá criar um plano de aula utilizando como recursos as tecnologias da comunicação e informação (TV, rádio, computador, data show, dvd, celular, dentre outros)
 O plano deverá contemplar uma aula de 1h e 30min.
 O plano de aula deve ser entregue impresso em papel A4, fonte 12, seguindo o modelo anexo a este regulamento.
 Além do plano de aula, será avaliado o diário de classe do professor no ÍRIS, sendo critério eliminatório o não preenchimento do perfil da turma, dos indicadores, da freqüência e do conteúdo de aula.
 O plano de aula poderá abordar qualquer conteúdo da área de conhecimento do professor.
Critérios de avaliação: criatividade, autenticidade, roteiro, preenchimento do ÍRIS, inovação e utilização das tecnologias.
Inscrições e entrega do plano de aula até 29/10/2011.
1º lugar: 01 notbook

EDUCAÇÃO.COM INOVAÇÃO

Público-alvo:
Turmas de creche e pré-escola
O professor deve planejar uma situação de aprendizagem com sua turma a partir da temática ciência e tecnologia. Deverá ser realizada uma filmagem com duração máxima de 8 minutos, demonstrando as crianças no desenvolvimento das habilidades, fazendo experimentações, formulando hipóteses.
A situação de aprendizagem poderá constar experiência em ciência e, ou tecnologia.
O professor deverá encaminhar um DVD com identificação da turma e da creche e a situação de aprendizagem impressa em papel A4, fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5.
A situação de aprendizagem deve ser apresentada na seguinte formatação: Identificação (nome da escola, segmento, faixa etária da turma, nome da professora), objetivos, estratégias (metodologia), recursos utilizados e avaliação.
Critérios de avaliação: coerência entre a proposta escrita e a experiência, envolvimento do grupo, interação criança-criança/ criança-adulto, criatividade, originalidade, fidelidade ao tema.
Inscrições e entrega do plano do material até 29/10/2011.
PREMIAÇÃO:
1º lugar para creche: uma filmadora para a creche, brinquedos para os alunos, um celular para o professor.
1º lugar para pré-escola: uma filmadora para a escola, brinquedos para os alunos, um celular para o professor.


PROJETO DE INTERVENÇÃO:
DIA “D” DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Público-alvo:
Todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Itabuna.
As escolas deverão criar o blog da escola para divulgar seus trabalhos (destacar as atividades de ciências e as atividades com a utilização das diversas tecnologias, envolvendo a comunidade escolar).
 Realização do dia D da ciência e tecnologia (07/10/2011) – mostra de ciência e tecnologias nas escolas (modelo de feira de ciências com exposições, apresentações, maquetes, fotografias, experimentos, parcerias, entre outros)
Inscrições e entrega do endereço do blog até 30/09/2011.
Avaliação: as escolas serão avaliadas pelo conteúdo do blog, serão levados em consideração: a apresentação do blog, o conteúdo, as atividades realizadas na escola e postadas no blog (fidelidade ao tema), a postagem da matéria sobre o dia D de ciência e tecnologia na escola, a criatividade, a originalidade, a participação da comunidade escolar.