O “Programa Pátria Amada” é mais uma ação sócio-educativa desenvolvida na rede municipal de ensino da cidade de Itabuna. O programa tem feito brotar diversos projetos de atividades integradas e interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar em torno do eixo temático “Cidadania”.
Sentir-se parte da escola, da cidade, do país eleva a auto-estima dos cidadãos, na medida em que ele é capaz de desenvolver sua consciência critica sobre a realidade em que está inserido, propondo ações desencadeadoras de mudanças, e reconhecendo potencialidades.
O “Programa Pátria Amada”, sem a pretensão de camuflar ou negar a situação do país, visa despertar o senso de patriotismo na comunidade escolar, definindo-se como um instrumento viabilizador no fomento das análises e reflexões sobre a nossa proposta de construir novos tempos...Tempos de vivência cidadã.
Tornou-se senso comum em nossa sociedade aliar a imagem do país à corrupção e a uma série de outros aspectos negativos a que somos expostos. Embora não seja nossa pretensão negar que a sociedade brasileira necessita rever conceitos, valores e atitudes; busca-se romper com a tendência simplista de reduzir a imagem do Brasil a um conjunto de mazelas. Entendendo que esta maneira de pensar e agir limita a ação dos sujeitos, ao favorecer a inércia.
Dessa forma, ao oferecermos à comunidade escolar a oportunidade de identificar os aspectos positivos do país em que se vive, estaremos possibilitando a formação do sentimento de patriotismo, pautada em situações reais, não limitado e sem distorções, para superar as dificuldades que enfrentamos com atitudes construtivas na busca de uma sociedade participativa e defensora de nossa pátria.
Sentir-se parte da escola, da cidade, do país eleva a auto-estima dos cidadãos, na medida em que ele é capaz de desenvolver sua consciência critica sobre a realidade em que está inserido, propondo ações desencadeadoras de mudanças, e reconhecendo potencialidades.
O “Programa Pátria Amada”, sem a pretensão de camuflar ou negar a situação do país, visa despertar o senso de patriotismo na comunidade escolar, definindo-se como um instrumento viabilizador no fomento das análises e reflexões sobre a nossa proposta de construir novos tempos...Tempos de vivência cidadã.
Tornou-se senso comum em nossa sociedade aliar a imagem do país à corrupção e a uma série de outros aspectos negativos a que somos expostos. Embora não seja nossa pretensão negar que a sociedade brasileira necessita rever conceitos, valores e atitudes; busca-se romper com a tendência simplista de reduzir a imagem do Brasil a um conjunto de mazelas. Entendendo que esta maneira de pensar e agir limita a ação dos sujeitos, ao favorecer a inércia.
Dessa forma, ao oferecermos à comunidade escolar a oportunidade de identificar os aspectos positivos do país em que se vive, estaremos possibilitando a formação do sentimento de patriotismo, pautada em situações reais, não limitado e sem distorções, para superar as dificuldades que enfrentamos com atitudes construtivas na busca de uma sociedade participativa e defensora de nossa pátria.
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