7 de novembro de 2011

Photobucket


Este planejamento faz parte do concurso Pátria Amada onde o professor deverá criar um plano de aula utilizando como recursos as tecnologias da comunicação e informação (TV, rádio,computador, data show, dvd, celular, dentre outros).

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

OBJETIVO(S): Promover a percepção das cores nos mais diversos contextos,trabalhar coordenação motora fina,apresentar elementos de informática promovendo a interação da criança com a tecnologia.

ROTEIRO DE UM PLANO DE AULA

CONTEÚDO(S): Cores, discriminação auditiva e visual, sequência e seriação.

OBJETIVO(S): Promover a percepção das cores nos mais diversos contextos,trabalhar coordenação motora fina,apresentar elementos de informática promovendo a interação da criança com a tecnologia.

ROTEIRO DE UM PLANO DE AULA

SEGMENTO(S): Educação Infantil - Creche

INDICADORES CONTEMPLADOS: Utiliza as linguagens oral, oral, gestual, gráfica como meio de expressão de seus sentimentos, idéias e interação com o universo circundante; Distingue objetos, formas e cores e dimensões, estabelecendo relações matemáticas presentes no cotidiano; Utiliza o movimento de pinça; Interessa-se e concentra-se ao ouvir histórias, contos, poemas ou outros gêneros textuais literários.

RECURSO(S) NECESSÁRIO(S): TV, DVD com entrada USB, computador, aparelho de som, pen drive

DESENVOLVIMENTO:

ETAPA 1 – Reunir os alunos na roda e ouvir no som a história “BOM DIA TODAS AS CORES” de Ruth Rocha. Em seguida abrir para o debate sobre o que escutaram, fazendo um levantamento das cores do camaleão e sequênciação dos fatos.



ETAPA 2 – Propor aos alunos a observação de uma pequena adaptação da história na TV fazendo uma comparação entre o que foi discutido oralmente e o visual. No computador, pedir para que o aluno escolha uma imagem do camaleão para colorir utilizando o programa paint.

ETAPA 3 – Gravar as imagens coloridas dos alunos no pen drive e reproduzir na TV para apreciação conjunta.

AVALIAÇÃO: será realizada no decorrer das atividades, observando o cumprimentos de etapas, bem como a participação e interesse do manuseio do computador através do programa Pait, cooperação, socialização e criatividade de cada alunos.



Primeiro escolhi trabalhar com a audição, sempre trabalho com os pequenos histórias no som, sem imagens para aguçar a percepção auditiva e a concentração, nada muito grande para não virar tortura! Na roda dei início à atividade, sem falar do que se tratava a história para poder perceber o que eles haviam conseguido compreender sem a minha intervenção. A história utilizada foi
Bom dia todas as cores , (clique no título da história se quiser baixar a história) de Ruth Rocha.



Logo após o debate do que escutaram, eu passei esse filme que eu mesma fiz, imaginem, totalmente amador, mas fez sucesso com os pequenos,( pelo menos com eles), isso eu sei por que pediram bis, se pediram bis é porque gostaram!!!!!!



Após essa etapa passamos para o que eles amam fazer: mexer no computador. Não foi muito difícil, pois sempre que posso trago meu notbook com joguinhos e o paint claro, para rabiscarem a vontade!
Pedi para colorir o camaleão com a cor que mais gostaram e Jõao logo pediu para escrever o nome e num instante foi na sala e trouxe todas as fichas dos colegas também. Pronto, ficou muito fácil identificar os trabalhos na hora de passar na TV, pois eles reconhecem os nomes de todos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário